TENHA BONS SONHOS

Entenda o poder do sono, o grande aliado do rendimento de trabalho 


  O estresse e a correria da vida moderna podem nos levar á insônia. Em contrapartida, as noites mal dormidas prejudicam o raciocínio claro e acabam afetando o rendimento no trabalho.
   A redução do período de trabalho do sono pode causar danos cognitivos, irritabilidade e liberação do principal hormônio relacionado ao estresse, o cortisol. O sono reequilibra o organismo produzindo, além do GH ( hormônio responsável pelo crescimento e renovação dos músculos ), a serotonina, o hormônio responsável  pela sensação do prazer.
  Pessoas que dormem com a postura errada, acabam comprometendo a qualidade do sono e, consequentemente , poderão apresentar sinais de cansaço, agitação, alteração no humor, dentre outros no dia seguinte. Dormir de forma inadequada, além de interferir no rendimento das atividades diárias, pode agravar processos como  contraturas, osteoporose em má circulação.

   Prepare o seu sono! 

Para uma vida com mais qualidade é importante reavaliar  os hábitos, principalmente aqueles que são relacionados ao sono. Muitas vezes a solução requer medidas simples, que podem ser tomadas no dia a dia. Renata Federighi, especialista e consultora do sono da Duoflex, dá algumas dicas de como manter uma vida com mais qualidade , longe de estresse.

   1° Trate o trabalho e o lazer com a mesma importância , portanto,, programe bem o seu dia para que todas as atividades  sejam realizadas dentro de um período justo, reservando  tempo para o lazer e para descanso.

   2 ° Ao dormir, dê preferência  á posição lateral, a mais indicada pelos especialistas, tanto faz se é de lado direito ou do lado esquerdo . Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, e outro entre os joelhos, que devem, estar semiflexionados. Esta não pode ser cofundida com a posição de feto, onde se faz uma flexão exacerbada em toda a coluna vertebral, prejudicando-a com  o passar dos dias.

   3° Escolha o travesseiro certo. Ele deve preencher  exatamente o espaço  entre a cabeça  o colchão , alinhando a coluna  cervical com o franco , melhorando a circulação sanguínea  e facilitando os estímulos  elétricos enviados pelo cérebro  aos demais órgãos. O uso do travesseiro em outra altura e suporte apropriadas para o seu biótipo faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia fisiológica da coluna, permitindo que a pessoa durma bem e se levante bem disposta e sem dores  no corpo no dia seguinte.

    4° Fuja de estímulos sonoros  que possam atrapalhar a sono . Hora de dormir é hora de desliga-se . Para que haja um descanso  completo do corpo e da mente é preciso silêncio a concentração.
  ° Durma  em ambiente escuros. A luz prejudica os ciclos biológicas e a produção hormonal, já que quando domínios na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas , dando uma sensação de cansaço pela manhã.

   5° Coma alimentos  leves  antes  de deitar , principalmente  evite  alimentos que promovem  o aumento dos níveis  de insulina  ( acionando assim o metabolismo) e que podem  influenciar  na qualidade do sono . Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono.

    6° Durma com qualidade. As alterações no sono não estão diretamente relacionadas ao tempo que se passa dormindo. Assim, algumas pessoas precisam de mais tempo de sono, outras de períodos mais curtos. O mais importante é a sua qualidade. Medidas simples, como dormir em um ambiente fresco e com travesseiros bem conservados, livres dos ácaros e bactérias podem auxiliar.


   Essas foram as dicas, gostou? não deixe de deixar o seu like ou se preferir deixe um comentário. Curta a Barred's nas redes sociais, beijão 

Comentários


  1. Os looks da Barred's são essenciais no meu guarda roupa. Adoro a marca e uso tds os dias! E a nova coleção está linda como sempre! Parabéns!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou das nossas dicas!

Postagens mais visitadas